Ir para o conteúdo
ASA Investments

História

EM 2020, ALBERTO JOSEPH SAFRA, FUNDOU A ASA INVESTMENTS E ASA FAMILY OFFICE COM A MISSÃO DE CRIAR VALOR SUSTENTÁVEL A LONGO PRAZO ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DESSAS EMPRESAS NOS SEGMENTOS DE ASSET MANAGEMENT E NA GESTÃO DOS INVESTIMENTOS DE SEU SÓCIO-FUNDADOR.

ASA investments

A ASA Investments é uma gestora de investimentos multiestratégia criada por Alberto Joseph Safra com a missão de garantir retornos consistentes e segurança na gestão de ativos, construindo uma relação de confiança a longo prazo com seus clientes. Ver nossos produtos

ASA Family Office

Unidade especializada na gestão de carteira de ativos líquidos onshore e offshore, atuando estrategicamente dentro da visão de longo prazo do ASA. Acesse o site

História Safra

No setor financeiro, o passado tem uma importância ímpar para determinar o presente e oferecer sólidos fundamentos para o futuro.

Pioneiros do sistema bancário moderno

No início do século XIX, em plena ebulição da Revolução Industrial, o intenso movimento comercial foi financiado por promissores banqueiros, que um dia se tornariam lendas, como os Rothschilds na Europa, os Rockfellers mais tarde na América e a família Safra no Oriente Médio. Esses banqueiros estabeleceram as bases para um sistema bancário moderno, baseado na melhoria da comunicação e na crescente demanda pelo comércio entre as cidades.

Comércio internacional
e tradição de ouro

Esse movimento provocou o surgimento de um intenso intercâmbio de mercadorias entre os portos e cidades da Europa, como Paris, Nice, Marselha, Madri, Barcelona, Nápoles, Trieste, Gênova e Veneza, com cidades mais ao Oriente, como Alexandria, Atenas, Istambul, Beirute, Damasco, Alepo, Haifa, Tel Aviv e Jerusalém. E foi nessa região do Oriente Médio que uma família judia, conhecida por uma longa tradição de dedicação a financiamentos em ouro, se notabilizou a ponto de o seu sobrenome se tornar a palavra árabe para referenciar a cor do precioso metal: Safra.

Foto Jacob Safra

Alepo e Jacob Safra

Um dos principais centros de comércio da época era Alepo, uma cidade no noroeste da Síria. Era para lá que os mercadores e mercadorias do Oriente e do Ocidente convergiam. A cidade também foi residência da família Safra, que, com sua vocação cosmopolita, financiou o comércio e trocou moedas de diversos países da Ásia, Europa e África, incluindo o “para” do Império Otomano, a “zecchini” de Veneza, bem como metais preciosos como prata e ouro. Em Alepo, Jacob Safra, o patriarca da família, era conhecido por sua excepcional habilidade de calcular mentalmente a conversão de várias moedas e os custos de financiamento de cada um de seus clientes.

Safra Frères et Cie e sua expansão

Em meados do século XIX, Jacob fundou em Alepo o Safra Frères et Cie. A instituição rapidamente ganhou fama e prestígio em todo o Oriente Médio, construindo uma sólida reputação. A forte expansão do Safra Frères levou a família a abrir filiais em Istambul, Alexandria e Beirute. Já na primeira metade do século século XX, Beirute foi escolhida para ser a sede do Banco Jacob Safra. Com a sua fundação, o patriarca dava início a uma nova geração de banqueiros de sucesso. Após a Segunda Guerra Mundial, Jacob Safra expandiu seus negócios para a Europa e, posteriormente, para a América Latina e os Estados Unidos.

Legado em construção

Com o crescimento dos negócios, seus filhos seguiram sua vocação e expertise no setor bancário, com destaque para o banqueiro Joseph Safra, que construiu o Grupo J. Safra, um império composto pelo Banco Safra e pelo Banco J. Safra Sarasin, pelo Safra National Bank, além de participação na Chiquita Brands International e investimentos em imóveis no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Hoje, a ASA Investments é mais uma das empresas que continuam a tradição da família, mantendo os preceitos de gerações e fazendo prosperar o nome Safra.

Fonte - Baseado no texto: The Origins, Safra National Bank

Usamos dados pessoais e cookies para analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e aprimorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade e política de cookies.