Ir para o conteúdo
ASA Investments

Macroeconomia

A ASA Investments conta com uma equipe destacada de economistas. Você pode acessar os resumos e análises dos cenários macroeconômicos elaborados pela equipe ASA nos links abaixo:

Comentário macro

A FRÁGIL MELHORA DAS CONTAS PÚBLICAS E O OPORTUNISMO POLÍTICO

Nos últimos meses, o cenário macroeconômico brasileiro mostrou sensível piora, notadamente para o ano de 2022, mesmo com a melhora no enfrentamento da pandemia. Apesar da redução das estimativas de crescimento, há alta contínua das projeções de inflação, não deixando outra opção para o Banco Central que não elevar a taxa Selic para território "significativamente contracionista". A deterioração das expectativas, contudo, não se relaciona com fundamentos melhores no que toca o setor externo e mesmo as contas públicas de curto prazo, com menor crescimento da relação dívida/PIB. A incerteza liga-se às recorrentes tentativas do governo e de sua base de apoio no Congresso de expandir o gasto no ano eleitoral, fragilizando as regras fiscais, em especial o teto de gastos. Em um cenário de desorganização fiscal, é possível que tenhamos no ano de 2022 um quadro semelhante ao final do governo Dilma, com retração do PIB e inflação de dois dígitos, ou seja, de estagflação.

*Leia o relatório completo no anexo Comentários Macroeconômicos de 08/10/2021.

Usamos dados pessoais e cookies para analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e aprimorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade e política de cookies.